Noticia

Coviran destaca os avanços para reduzir a Pegada Ambiental da sua Actividade no Dia Mundial da Terra

A presidente Patro Contreras assinala como feitos o impulso do setor agro-alimentar sustentável, mais eficiência energética e redução de emissões, e maior sensibilização de Sócios e clientes


Covirán enfrentou o repto de proteger o meio ambiente e aproveitar de forma eficiente os recursos naturais que utiliza para a sua própria actividade.

Motivada pelo Dia Mundial da Terra que se celebra no dia 22 de abril, a presidente da Coviran, Patro Contreras, mostrou o compromisso da Cooperativa com a alimentação saudável e sustentável, e com a redução do impacto ambiental que se deriva do processo produtivo. 

“O nosso trabalho de aprovisionamento persegue impulsionar um setor agro alimentar sustentável, optimizar a rede logística para reduzir o gasto energético e as emissões para o meio ambiente, incorporar critérios de sustentabilidade nas lojas dos nossos Sócios e sensibilizar os consumidores sobre a necessidade de proteger o meio através de campanhas e acções informativas”, explicou Patro Contreras,

A presidente da Coviran recordou que a Cooperativa trabalha diáriamente para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que assumiu em 2011 após adesão ao pacto mundial das Nações Unidas. Desde aí, a Cooperativa conseguiu importantes avanços no capítulo meio ambiental.

“Boa parte do êxito é da responsabilidade dos Sócios e funcionários, e do esforço de investimento que realizou a Cooperativa nos últimos anos para modernizar as instalações”, assinalou Patro Contreras.

Os resultados do último ano são um botão de amostra dos feitos obtidos pela Coviran: em 2019 reciclaram-se mais de mil toneladas de cartão, plástico e paletes, 67,7 mais que no ano anterior; utilizaram-se menos 5 toneladas de filme plástico para o embalamento, reduziu-se 10% no consumo energético nas instalações e 1,9% no consumo de água. Só em consumo de água a descida acumulada desde 2016 foi de 25,10%.

“O nosso modelo de economia circular aposta precisamente por optimizar as fontes de energia, os materiais e os resíduos, tratando de prolongar a sua vida útil”, destacou Patro Contreras, que fez um chamamento à responsabilidade para “proteger entre todos os ecosistemas que alberga o planeta”, aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Terra.

Uma cooperativa enraizada à sua terra

A Coviran sente-se profundamente unida à terra onde se estabelece. “Não apenas dispomos de uma rede logística e supermercados mais eficientes e sustentáveis como também procuramos unir esforços para melhorar toda a cadeia agroalimentar, apoiando os fornecedores locais que ofereçam produtos de máxima qualidade”, assegurou a presidente.

Prova disso é que mais de 86% das compras de frescos —frutas, verduras e carnes—realizam-se na origem, reduzindo distâncias no transporte e portanto o impacto meio ambiental.

A Cooperativa colabora com produtores locais que além de fornecerem qualidade nas mercadorias, também cumprem com a normativa de segurança alimentar e utilizam na sua elaboração critérios de sustentabilidade.


Folhetos

Folleto

Outros serviços

Redes sociais

A melhor loja Portugal 2021-2022 Supermercados de proximidade
Apoio ao Cliente 210 994 081
(Custo de uma chamada para a rede fixa nacional)
Update cookies preferences